Há alguns anos atrás, conheci um pessoal que falava muito em chave! Que tudo era uma chave para algo! Confesso que na epoca enchi com esse papo de chave! Chave e o c... meu nome e zé pequeno!! Mas agora... depois de muito tempo sem ouvir ninguem me enchendo com esse papo, venho eu com a bendita chave... :P Que ironia!
Quando dizem que algo é uma chave, é porque isto te faz refletir sobre algo que, por mais sem importancia que pareca inicialmente, desperta sua mente para um conhecimento que voce mesmo possui mas que so é alcancado atraves de uma certa reflexao. Entao, separei algumas frases de alguns dos meus autores/filmes preferidos que nao necessariamente serão chaves de para algum conhecimento mas que no minimo pode facilitar a vida de quem vive colocando frases sobre seu humor ou coisas do tipo no msn :P putz!!
“Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar”(Nietzsche).
"Evolua, mesmo que vc desmorone por dentro"(Clube da luta)
"Nascemos originais e morremos cópias". (Jung)
"Não pretendo ser feliz, pretendo ser verdadeiro."(Nietszche)
"Procure ser um homem de valor, em vez de procurar ser um homem de sucesso"(Einsten)
"Quem ama mente."(Byron)
"Os espinhos que me feriram foram produzidos pelo arbusto que plantei"(Byron)
"Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo" (Hermann Hesse)
"Se voce odeia alguém, é porque odeia nele algo que faz parte de voce"(Hermann Hesse)
"O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não"(Gandhi)
"Malandro é o pato, que já nasce com os dedos colados para não usar aliança!"(desconhecido)
Toda história é contada pelos vencedores... Foi assim na 2 guerra, foi assim na guerra do uruguai, revolucao francesa e qualquer fato histórico que se tenha conhecimento! Claro que se tratando de religiao não existem fatos e sim ensinamentos em forma de metáforas para que as idéias pudessem ser absorvidas com mais facilidade pela povo que em sua maioria nao possuia muita educacao( bem diferente de hj em dia ne??? :P).
*Voltando... Sempre ouvi muito a respeito do mal que existe no ser humano mas nunca vi uma razao para uma vez q somos filhos de deus(e é?) e o barbudo e a fonte absoluta de todo o bem o mal so poderia vir de um tal de lucife, o diabo, bicho papao ou qq coisa assim! Mas nao somos filho do diabo tambem entao como podemos ter o mal dentro de nos? E esse diabo ai...
Como algo que e expulso todos os dias do corpo da galera em varias "igrejas" por qualquer pastor que saiba gritar pode ser a fonte inesgotavel de todo o mal? Acho que alguem ta nos contando a historia meio distorcida ne? Bom... fui ler algumas historias a respeito da criacao e vi uma que me agradou e explica um pouco as coisas(se e q isso tem explicacao). Entao... senta que la vem historia :P
Deus criou tudo e resolveu tambem criar seres que o auxiliassem em seus servicos. Entao criou Samael, o primeiro Arcanjo. Como foi o primeiro era considerado o mais proximo de deus e portanto o mais perfeito. Passou muito tempo ate que deus resolveu criar novo arcanjos, porem cada vez que um novo era criado sua forca era um pouco menor ate que depois de 7 deus comecou a criar anjos( seres de hierarquia mais baixa que os arcanjos). Como ordenou que samael criasse a cidade de prata e que ensinasse aos outros arcanjos e anjos tudo aquilo que ele o ensinou e ele o fez... Samael logo foi apelidado de lucifer(ou o portador da luz) ja que como era o mais proximo de deus, emanava uma luz por todo o seu corpo. Lucifer foi fiel por muito tempo ate que comecou a questionar as vontades de deus... Tinha muitos seguidores no ceu e muitos comecaram a adorar mais a lucifer do que a deus ate que lucifer se reuniu com os arcanjos para criar uma rebeliao no ceu! Gabriel e outros negaram-se e declararam guerra a samael que reuniu um terco das hordas celestes contra deus! E perdeu!! kkkkk
Foi enviado para o submundo junto com seus comparsas e o ceu ficou de luto pois o seu mais perfeito arcanjo caiu em desgraca... Mas como diz o velho ditado... O apressado come quente ou frio :P entao lucifer esperou uma forma de se vingar e dai quem aparece? Eva...
Sabe a historinha da maca? bom... foi um pouco diferente hein? Lucifer que era a serpente mostra a eva o sexo(ou vc acha que ela fica com vergonha da sua nudez porque?). E ela por sua vez mostra pra adao e os dois sao expulsos do paraiso!! Mais tarde eva da a luz a Caim filho de ?? Lucifer... e abel, filho de adao! Caim mata abel e deus o condena a vagar pra sempre pela terra sendo sua futura cria amaldicoada tb! Caim constroi uma cidade que prospera por um bom tempo mas que devido a uma guerra contra os descendentes de adao cai em desgraca... Porem um jovem bom sai desta cidade e cria uma familia... Um de seus filhos se chama NOE que depois cria a barca e salva o mundo da destruicao completa pela agua!! Eita!! Alguem pegou? lucifer pai de caim que gera descendentes que um deles e bonzinho que e pai de noe que se torna bem dizer o pai de todos nos!!! Ou seja... Todos temos de certa forma o sangue de lucifer em nossas veias!! Claro isso tudo foi um mega resumo mas explicaria muita dessas historinhas ai...
Pois e... Agora vcs ainda acreditam que se existisse toda essa historia de bem e mal, deus e diabo etc... Vcs acham que o ser humano tem inteligencia e moral o suficiente para dar gritos e expulsar um ser que enganou ate a deus? E se existisse tudo isso com quem vcs acham que o ser humano e mais parecido? Perae ne?
Vale ressaltar que nao acredito em nada disso! Mas me divirto muito com o impacto que essas coisas tem sobre algumas pessoas...
Essa semana tava dando umas "voltas" pela net e acabei me deparando com esse poema de Alvares de Azevedo. Mesmo sendo um dos meus preferidos(o poema) ha muitos anos nao o lia.
LEMBRANÇA DE MORRER
Quando em meu peito rebentar-se a fibra, Que o espírito enlaça à dor vivente, Não derramem por mim nenhuma lágrima Em pálpebra demente.
E nem desfolhem na matéria impura A flor do vale que adormece ao vento: Não quero que uma nota de alegria Se cale por meu triste passamento.
Eu deixo a vida como deixa o tédio Do deserto, o poento caminheiro, – Como as horas de um longo pesadelo Que se desfaz ao dobre de um sineiro; Como o desterro de minh’alma errante, Onde fogo insensato a consumia: Só levo uma saudade – é desses tempos Que amorosa ilusão embelecia.
Só levo uma saudade – é dessas sombras Que eu sentia velar nas noites minhas… De ti, ó minha mãe, pobre coitada, Que por minha tristeza te definhas!
De meu pai… de meus únicos amigos, Pouco - bem poucos – e que não zombavam Quando, em noites de febre endoudecido, Minhas pálidas crenças duvidavam.
Se uma lágrima as pálpebras me inunda, Se um suspiro nos seios treme ainda, É pela virgem que sonhei… que nunca Aos lábios me encostou a face linda!
Só tu à mocidade sonhadora Do pálido poeta deste flores… Se viveu, foi por ti! e de esperança De na vida gozar de teus amores.
Beijarei a verdade santa e nua, Verei cristalizar-se o sonho amigo… Ó minha virgem dos errantes sonhos, Filha do céu, eu vou amar contigo!
Descansem o meu leito solitário Na floresta dos homens esquecida, À sombra de uma cruz, e escrevam nela: Foi poeta - sonhou - e amou na vida.
Sombras do vale, noites da montanha Que minha alma cantou e amava tanto, Protegei o meu corpo abandonado, E no silêncio derramai-lhe canto!
Mas quando preludia ave d’aurora E quando à meia-noite o céu repousa, Arvoredos do bosque, abri os ramos… Deixai a lua pratear-me a lousa!